Site Meter O Cromo dos Cromos: Cromo nº 520 - Vieira Nunes

 

Cromo nº 520 - Vieira Nunes


Vieira Nunes



"O Cromo dos Cromos" feito pelos leitores. O Nuno Miguel, que hoje cumpre mais um aniversário, pediu-nos um cromo do Vieira Nunes e enviou-nos um texto para completar o post. Aqui fica o cromo, o texto e um abraço de parabéns.

«Nasceu no Porto em 1945. A sua carreira futebolística ficou marcada pela presença, como atleta, na Académica de Coimbra e no Futebol Clube do Porto. Um dos momentos que mais marcou a sua carreira é o de ter sido o substituto de Pavão no jogo em que este acabou por falecer.
Como treinador, iniciou a carreira no Salgueiros, esteve no Paços de Ferreira, voltou ao Porto como adjunto do austríaco Hermann Stessl, passou pelo Gil Vicente, Bragança e União de Tomar.
Chegou à Covilhã no início da temporada 1984/85, contratado "à pressa", depois de o então técnico José Domingos ter abandonado o cargo para ingressar no Beira-Mar.
Nessa temporada venceu a zona centro do campeonato da 2ª divisão e perdeu a fase final de apuramento do campeão por "goal average",.
Na época seguinte, na 1ª divisão, não foi tão feliz, mas em 86/87 voltou a apostar forte na subida. Com nomes como Balseiro, Pocho, Carlos Alberto, Paulo Roberto, Cavaleiro, Bábá, Jorge Coutinho, Craveiro e Celso Maciel construiu uma equipa fortíssima que subiu novamente de divisão.
Na época seguinte, as coisas voltaram a não correr bem e foi substituído por Albertino, depois de uma derrota em casa diante do Belenenses. Ainda regressou ao clube no final da temporada 88/89 e prosseguiu para a temporada seguinte.
Depois de passagens por Oliveirense e Pedrouços, regressou à Covilhã na temporada 1995/1996 e foi o técnico que levou, pela primeira vez, os "Leões da Serra" ao campeonato da então Liga de Honra. Foi substituído no final da primeira volta de 96/97, em clara ruptura com o então chefe do departamento de futebol por não concordar com a política desportiva deste que, nessa época, contratou 33 jogadores e nenhum fora pedido pelo treinador...

Vieira Nunes é um nome incontornável na vida e na história do SC Covilhã.»

Comentários | Facebook





<< Home