Site Meter O Cromo dos Cromos: Cromo nº 325 - Bené

 

Cromo nº 325 - Bené


Bené


O “Cromo dos Cromos” feito pelos leitores: cromo e texto escolhidos pelo vencedor do Passatempo do comentário 11000, Quinas.

Benedito Lacerda Ribeiro é o nome de um tal jogador conhecido por Bené que espalhou o seu talento pelos campos de futebol, em Portugal, durante os anos 60, 70 e não estou certo se também nos 80.
Tomei conhecimento de que o Bené foi trazido do Brasil por um agente, ou empresário, na primeira metade da década de 60, acabando por ingressar no Leixões SC. Contudo, o que vim a descobrir foi que, quando ele abalou do Brasil, não vinha com destino aos "bebés" de Matosinhos. O Bené partiu do Brasil juntamente com o Wagner e o Geraldinho, todos com destino a um clube do sul, creio que ao Vitória de Setúbal.
As coisas complicaram-se quando os três, na companhia desse agente, foram informados de que muito dificilmente poderiam ingressar nessa equipa porque já não havia mais vagas para estrangeiros nesse plantel. Regressar ao Brasil era um hipótese, contudo, esse agente deu-se ao trabalho de tentar ver se haveria vagas para eles noutros clubes. Acabaram por encontrar o Leixões SC, mas não sei se houve vagas para os três logo na primeira época. Mais tarde, tansferir-se-ia para o FC Porto.
Para além do Leixões SC e do F.C. Porto, onde jogou até 74 (link I) e esteve nesse encontro fatídico onde o Pavão faleceu (link II) (link III), também jogou no SC Espinho em 74/75 (link IV) continuado a jogar pelos seus trintas e quarentas fora. Por meados dos anos 80, já estava radicado nos EUA e ainda jogava futebol. Se os dados que tenho não me falham, em 85/86 o Bené jogou por um clube amador de nome Newark Beira Mar Club, que, ao que consegui apurar, era uma filial do SC Beira-Mar.
Um futebolista que deu tudo o que tinha ao futebol enquanto lhe foi fisicamente possível.

Comentários | Facebook





<< Home