Site Meter O Cromo dos Cromos: Cromo nº 4 - Manuel José

 

Cromo nº 4 - Manuel José


Manuel José

Há os bons treinadores, há os maus treinadores, há os treinadores de bancada (entre os quais me incluo), há os treinadores de bancada que um dia deixaram descer ao relvado (entre os quais está o Luís Campos), e depois há o Manuel José. Vozinha esganiçada, ligeiramente em falsete, foi o pior treinador que eu vi no meu Benfica (Csernai incluído). Manuel José foi um jogador fracote; como ele próprio reconhece. Foi júnior no Benfica e penso que ainda fez um (1) jogo como sénior. Depois andou por aí a “correr” clubes e a “ser corrido” dos mesmos.
Como treinador é um mestre do contra-ataque, aliás em Portugal essa é a única táctica que se lhe conhece. Ficou ligado aos 7-1 do meu Benfica em Alvalade, tendo, nessa época, o Benfica sido campeão e o SCP ficado em terceiro lugar. Passou, salvo erro, pelo Espinho, Portimonense, Guimarães, Benfica, Leiria e Boavista (cito de memória, sabendo que faltam aqui alguns e que esta não é a ordem cronológica), enfim, correu o país. Sempre em contra-ataque, colocou em causa as capacidades de Mourinho quando este o substituiu no Leiria. Pôs voz grossa (na medida do possível) e disse que o Mourinho era um garoto que não conseguiria fazer melhor do que ele… hehehe. Para mal dos nossos pecados, está sempre na corrida para seleccionador nacional. Para nosso bem, nunca lá chegou. Anda a ganhar títulos lá pelo Egipto. Dizem-me que gostam muito dele… ainda bem. Ei-lo quando jogava no Beira-Mar, em 1977.

Comentários | Facebook





<< Home