Site Meter O Cromo dos Cromos: junho 2015

 

Cromo nº 1914 - Tó Luís


Tó Luís

Formou-se e estreou-se na 1ª divisão ao serviço da Académica, passaria quatro épocas no Boavista FC, mas foi no Rio Ave FC, que fez mais jogos no nosso principal campeonato. Tó Luís, ainda defenderia a baliza do CD Aves entre os "grandes", antes de terminar a carreira no FC Felgueiras, já na liga secundária. Que mais nos podem dizer sobre ele?

Comentários | Facebook

 

Cromo nº 1913 - Rudi


Rudi

Muitas vezes tomado por búlgaro, este croata chegou ao futebol português em 89/90, para representar o GD Chaves e só deixaria o nosso país, oito temporadas depois. Com mais de 120 jogos no nosso principal campeonato e 39 golos marcados, Rudez Tihomir ou simplesmente, "Rudi", passou ainda por FC Paços de Ferreira e SC Campomaiorense, entre outros. Que mais há para dizer?

Comentários | Facebook

 

Cromo nº 1912 - Álvaro


Álvaro

Brasileiro de São Paulo, Álvaro passou mais década e meia em Portugal. Avançado que chegou em 80/81 para representar o Caldas SC, seria na Académica que se estrearia na 1ª divisão. No nosso principal campeonato, ainda passaria pelo "O Elvas", acabando por terminar a sua carreira, no modesto, GD Areosense. Quem se lembra dele?

Comentários | Facebook

 

Cromo nº 1911 - Lima Pereira


Lima Pereira

São vários os Lima Pereira no nosso futebol, com e sem parentesco. O Francisco Lima Pereira, também se estreou-se na 1ª divisão com a camisola do Varzim SC, como outros do mesmo apelido, corria a época de 1981/82. Só regressaria ao principal escalão, com a camisola do "O Elvas", quatro temporadas depois, tendo representado ainda na sua carreira, o RD Águeda e CD Trofense, entre outros. Que mais nos podem dizer sobre ele?

[post corrigido]

Comentários | Facebook

 

Cromo nº 1910 - Arcanjo


Arcanjo

Estreou-se na 1ª divisão pelo SL Benfica, mas foi no Vitória de Setúbal, que passou quase toda a sua carreira. Com uma década de ligação aos sadinos, interrompida apenas por uma época, que passou no Atlético CP, o já falecido Arcanjo, fez mais de 160 jogos no nosso principal campeonato, apontando 66 golos. Lembram-se dele?

Comentários | Facebook

 

Cromo nº 1909 - Zito


Zito

Ídolo do Santos FC, onde fez mais de 700 jogos, o homem que era chamado de "Gerente" pela sua liderança em campo, foi bicampeão mundial pela "canarinha", vencendo os Mundiais de 1958 na Suécia e de 1962 no Chile. Zito, que foi um dos melhores "volantes" do futebol brasileiro, faleceu aos 82 anos. Que descanse em paz...

Comentários | Facebook

 

Cromo nº 1908 - Batistuta


Batistuta


E em tempo de Copa América, trazemos até à nossa "caderneta" um dos grandes goleadores do continente sul-americano, Gabriel Batistuta. Foram quase 350, as vezes que "Batigol" fez balançar as redes numa carreira que, além dos "grandes" do seu país, ainda passou pela ACF Fiorentina, AS Roma e Inter, só terminando em 2005, no Catar. Que mais nos podem dizer sobre ele? 

Comentários | Facebook

 

Cromo nº 1907 - Paulo Ferreira


Paulo Ferreira

Júnior do GD Estoril Praia chegou à equipa principal dos "canarinhos", mas foi no Vitória de Setúbal, que Paulo Ferreira se estreou na 1ª divisão e se lançou para uma carreira deveras impressionante. Campeão Europeu por duas vezes, este defesa lateral, conquistou ainda duas Ligas Europa e o título nacional em Portugal e Inglaterra. Que mais nos podem dizer sobre ele?

Comentários | Facebook

 

Cromo nº 1906 - Portugal 84


Portugal 84

E no dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, decidimos regressar aos "cromos de equipa", para trazer até à nossa "caderneta", a Selecção que teve uma brilhante prestação no Euro 84 realizado em França. Por certo esta "equipa das quinas" e este certame, traz-vos várias recordações. Assim sendo, não deixam de partilhar as vossas memórias, nos comentários...

Comentários | Facebook

 

Cromo nº 1905 - Jesus (III)


Jorge Jesus

Até agora, apenas José Torres tinha tido três cromos no nosso blogue. Todavia, achámos que a "bomba que rebentou" no fim da semana passada, justificava mais uma "colagem" sobre Jorge Jesus. Depois de aqui o termos "colado" com a camisola do GD Riopele e mais tarde do CF "Os Belenenses", deixamos aqui um seu cromo, no ano de estreia na 1ª divisão, curiosamente emprestado pelos "leões" ao SC Olhanense. Por certo, muito haverá a dizer sobre JJ, ficamos à espera...

Comentários | Facebook

 

Cromo nº 1904 - Ivo Vieira


Ivo Vieira

E já que estamos numa "onda" de finalistas vencidos (e não menos honrosos) das Taças desta temporada, não podíamos deixar de chamar à nossa "caderneta", Ivo Vieira. O actual técnico do CS Marítimo, passou curiosamente, toda a sua carreira profissional, ao serviço do rival, CD Nacional, onde chegou ainda como juvenil, proveniente da AD Machico. Que mais nos podem dizer sobre ele?

Comentários | Facebook

 

Cromo nº 1903 - Sérgio Conceição


Sérgio Conceição

Treinador vencido na final da última Taça de Portugal, Sérgio Conceição, estreou-se no nosso principal campeonato, com a camisola do FC Felgueiras na época de 95/96. Campeão português pelo FC Porto e italiano pela SS Lazio, foi internacional por mais de 50 vezes, ficando a todos na memória o seu "hat-trick" contra a Alemanha, no Euro 2000. Que mais nos podem dizer sobre ele?

Comentários | Facebook

 

Cromo nº 1902 - Fazekas


Fazekas

O “Cromo dos Cromos” feito pelos leitores. Cromo escolhido na votação do "Cromo do Mês - Maio 2015."

Passou grande parte da sua carreira no Ujpest FC, até aos 33 anos se mudar para o Royal Antwerp e se tornar um dos preferidos dos adeptos dos "Great Old". Campeão olímpico em 1968, fez dois golos, na maior goleada conseguida num Mundial, quando a Hungria goleou El Salvador, por 10-1. Uma vez que Laszlo Fazekas foi a escolha da maioria dos leitores, falem-nos dele...


Comentários | Facebook